segunda-feira, junho 22, 2015

Livro X Filme: Laranja mecânica

Nenhum comentário

                O filme foi lançando em 1971 e escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, então pela fama do diretor sabemos como o filme será, já que ele se deu muito bem com filmes com ficção científica sempre colocando imagens perturbadoras.
                No geral não houve muitas mudanças, na verdade só de aparência mesmo, praticamente, então as diferenças que eu fiz foram que me incomodaram e até que foram poucas.

1. Visual
  • No livro as roupas são normais e as únicas mudanças do que já estamos acostumados é a maquiagem e cabelos com cores exageradas.
  • Já no filme as roupas são exageradamente coloridas e os lugares também, apesar de no livro não detalhar os ambientes, percebemos que lugar onde eles bebem leite, por exemplo, é discreto, é um lugar “fora a lei”. Não com objetos sexuais. Incomodou-me o fato de ter vários objetos sexuais.
2. Alex
  • No livro, apesar de Alex ser violento nos atos, ele nunca é no linguajar. Ele sempre é culto, ouvindo Beethoven e falando “direito”.
  • Já no filme ele é violento mesmo, o jeito de falar é o mês não é o tom que eu entendi que o autor quis passar. Acho que ele quer passar uma pessoa violenta somente nos atos. No filme ele é nojento e pronto, nem o fato de ele ouvir Beethoven deixa ele um pouco “humano”.
3. Mal estar
  • No livro o mal estar de Alex está relacionado com o que ele quer, e ele sabe que tratar a pessoa exatamente o contrário do que ele quer o mal estar vai embora.
  • É exagerado. No livro, ele parece esforçar mais para não sentir o mal estar sendo um bom menino, o que o governo quer. No filme ele fica se sentindo mal e não se importa em fazer parar.
4. Final
  • O final do livro é decepcionante, eu até dizer e não seria spoiler e nem nada demais, mas, na minha opinião, seria melhor não teria acontecido. Realmente não entendi o que ele quis com isso.
  • Enquanto no filme o livro acaba de súbito, mas sinceramente foi melhor do que o do livro e não pareceria um filme do Kubrick se acabasse igual o livro. O filme acaba antes de algumas coisas meio que irrelevantes e foi a única coisa que eu gostei mais no filme.


O filme no geral foi bem fiel ao livro, com exceção de alguns personagens pequenos que foram diminuídos e que talvez nem tenha feito diferença para quem não lembra muito dos detalhes iguais eu sempre lembro. Gostei muito mesmo, mas de todos os filmes que assisti do Kubrick (todos os dois) não gostei muito da fotografia, e até hoje não sei se é por causa da época ou do diretor mesmo... Mas isso não é importante. Pelo fato de o filme ser muito fiel ao livro eu gostei muito mesmo e tem 4 estrelas assim como o livro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário